Dia de S. Martinho Celebramos o dia de S. Martinho a 14 de Novembro
Durante a semana anterior trabalhamos nas salas com as nossas crianças o tema alusivo ao S.Martinho: das canções às poesias, pudemos, ainda, dar asas à nossa imaginação e criatividade com trabalhos manuais. Depois de tudo trabalhado e ensaiado, chegou o esperado dia. Celebramos o dia de S. Martinho a 14 de Novembro, e com ele aproveitamos para dar início ao trabalho a que nos propusemos sobre os novos valores definidos no âmbito do nosso querido projeto Qualitas. Inspirados pela mensagem do cavaleiro Martinho, exploramos o primeiro valor: a PARTILHA .
O dia iniciou-se com um sol acolhedor fazendo prever uma boa manhã para se realizar o magusto. As crianças deslocaram-se ao pátio, munidos de castanhas e caruma para fazer o magusto. Também contamos com a ajuda dos nossos idosos que se prontificaram, a ajudar na realização da fogueira, transmitindo os seus ensinamentos. Para a maior parte das crianças foi a primeira vez que viram as castanhas a assar numa fogueira. Foi muito divertido, com a presença da nossa professora de Música, cantamos com gestos várias canções. Foi uma manhã bem passada e onde foi visível a alegria no rosto de cada criança e de cada idoso.
Com a ajudas das colaboradoras da Creche assistimos a uma representação da lenda de São Martinho. Todos muito atentos, reza a lenda que um cavaleiro Gaulês, chamado Martinho, durante uma tempestade que assolava toda a Europa pelo século IV, ao regressar a casa encontrou um mendigo que lhe pediu uma esmola. Como não tinha nada para dar a esse pobre senhor, cortou o seu manto com a espada e deu ao mendigo para que este se pudesse aquecer. Este gesto nobre fez com que a tempestade desaparecesse e o sol começasse a brilhar. No final e, após uma valente salva de palmas, ficou a mensagem: ‘Se Martinho partilhou porque não hás-de tu PARTILHAR?’ Partilhar é isto mesmo, é estar atento ao outro, é estar presente, é distribuir sorrisos. Para casa levamos cartuchos com castanhas e a mensagem: “Assim como foi para S. Martinho, também a PARTILHA é um valor para nós.”
|